segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Gestão Democrática

A Constituição brasileira de 1988 estabelece como um de seus princípios a Gestão Democrática da educação.
A LDBEN 9394/96 destaca em seu artigo nº 15 a autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira, sendo estes os elementos fundamentais da Gestão Democrática escolar.
Para tanto, se faz necessário que haja o envolvimento de toda comunidade escolar na construção de uma proposta pedagógica que atenda as peculiaridades de cada escola.
A construção e manutenção de um relacionamento entre escola e comunidade está diretamente ligada ao bom desempenho do papel do diretor. Se faz necessário que este esteja comprometido com o processo educativo, que saiba reconhecer e conscientizar seu corpo docente sobre a importância de cada membro no desenvolvimento do todo. Um líder, capaz de buscar parcerias, mediar conflitos e aceitar opiniões, chamando e acolhendo as famílias para dentro da escola.
Infelizmente, pode-se perceber constantemente a questão de um controle rígido nas mãos de alguns diretores escolares. Sabe-se que a tarefa de administrar uma escola é árdua, pois exige muita responsabilidade. No entanto deve-se ter o cuidado da não adoção do cultivo de uma postura vertical, dando-se prioridade a relações horizontais entre os integrantes da comunidade escolar, oportunizando a troca de idéias e a participação de todos, enfim adotando-se uma posição verdadeiramente democrática.
Debora

4 comentários:

disse...

Muito obrigada por seguir o meu blog! Fiquei muito feliz! Qualquer coisa que precisar... conte comigo! Beijos!

Mariana Schroeder disse...

Débora: Sabe que esta é uma função muito difícil na escola. Pois além de "ser a diretora" precisa manter toda uma estrutura de qualidade e ainda estar com um lindo sorriso para conversar e enfrentar algum tipo de situação que não seja "boa".... Muito bom seu texto gostei bastante....parabéns!Beijão

Debora disse...

Sim. Concordo, realmente ser diretora é uma função muito difícil. Parabéns a todas diretoras que fazem este exercício com "jogo de cintura", equilíbrio e humildade. Tenho muita admiração!

disse...

Tenho um presentinho prá você no meu blog... passe lá prá pegar! Beijos!

Postar um comentário